Aquilo que existe na alma, na cabeça e no coração...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Amedrontador....


E hoje o meu pensamento se baseia na seguinte frase: Como é amedrontador viver!!! Mais amedrontador ainda é para os corajosos porque eles tem que ir, tem que enfrentar, eles não se aguentam e se arriscam sempre. Mas quanto medo vem junto com todo esse impulso corajoso!
Para os medrosos é muito mais simples... Eles já tem um sentimento que os impede de tentar, que freia qualquer atitude, que os poupa de experimentar novas sensações.


E então Fernando (sim, o Orpheu, ouvinte paciente e inteligente) me diz:
"Amedrontador é saber que vamos morrer"... Certo.
Lógico que concordo. Nenhum medo é maior do que aquele da morte, do desconhecido, do inesperado e daquilo que não se pode prever. Mas convenhamos, querido Fê, viver às vezes é bem mais surpreendente e apavorante.

Eu tenho coragem porque não fujo de nenhum sentimento, nenhuma vontade de dizer uma palavra ou de defender um ideal. Mas que preço alto se paga por isso! Porque não vivemos num mundo de corajosos! Não! Os corajosos geralmente morrem na praia... São presos pela ditadura e desaparecem como as Colorinas das Tejas Verdes, são mortos na fogueira e viram lenda como Joana D'Arc (ahhh, como adoro Joana D'Arc), são tidos como pecadores como Teresa D'Ávila (outra que amo), são exemplos de loucura deprimida e verdadeira, mas ainda louca (como Clarice Lispector... essa nem tenho o que dizer), são mitos que ficam famosos mas que lá no fundo morreram na praia.


Será que vale a pena então enfrentar o sentimento amedrontador da vida? Será que vale a pena gritar, brigar, tentar entender o ser humano e acreditar que, como diria a inspiradora Anne Frank, no fundo as pessoas são realmente boas?

Cruel e assustadora dúvida! Acho que continuarei vivendo com ela por vários tempos, enfrentando, tentando. Felizmente ainda tenho coragem de escrever...
Já é alguma coisa!

Um comentário:

  1. Pois eu lhe digo...Maravilhosa coragem de viver...
    Que bom acordar todos os dias e ver como somos capazes de construir...e principalmente fortes o sufuciente para reconstruir qualquer história desfeita!!
    Reverências as mulheres que vieram para a vida realmente Viver de suas intensidades...
    Reverências!!

    ResponderExcluir