Aquilo que existe na alma, na cabeça e no coração...

sexta-feira, 26 de março de 2010

"Inês - Gil Vicente por ele mesmo"

Nesse blog fala-se de tudo, sim! E hoje o assunto é teatro!
Aos tolos e ignorantes, que se arrepiam só de ouvir a palavra teatro e pensam que uma lata de cerveja é um melhor investimento, cliquem na cruzinha agora e fechem a página já! Mas aos interessados e interessantes, pensadores, inteligentes e sensíveis, segue o texto.


Hoje enfrentei a noite chuvosa, o trânsito caótico e larguei a novela para assistir ao Espetáculo "Inês - Gil Vicente por ele mesmo", da Cia dos Ícones.
Ao chegar, me deparei com um ambiente conhecido, mas já distante da minha vida: dezenas de adolescentes eufóricos, tímidos, risonhos de qualquer coisa, esquisitos e semelhantes. Talvez eu fosse ali a única atriz (e loira) em meio a tantos estudantes que ainda nem sabem o que serão da vida! Mas tudo certo. Continuei ali, sendo analisada por uns e bem observada por outros tantos de 17 anos.
Logo entrei no teatro... Lugar sagrado com cheiro de energia, um ambiente que sempre me faz bem. Lá estava Sérgio Portella, grande estudioso e apaixonado por teatro, conduzindo com elegância as pessoas para seus lugares. E finalmente a peça começou!

De cara, música ao vivo (não existe nada mais envolvente e sedutor), com o Grupo Palanco e seu cantor especial. E, logo na primeira música, pude ouvir um comentário na fileira de trás: "Nossa, que coisa mais linda". Sim, muito provavelmente aquela moça jamais tenha assistido a um espetáculo ou visto uma música assim e ali já começava a sintonia entre Inês e seu público.
Confesso que fui livre ao teatro, sem nenhuma expectativa. Pronta pra aceitar o que viesse, fosse bom ou ruim. O objetivo era apenas prestigiar meus amigos Thiago e Jeff. Mas posso dizer, em alto e bom som, que a peça é SENSACIONAL!!! É boa pra caramba!!!!!!!!!

Sabe peça que tem útero? Costumo dizer que são aqueles espetáculos que tem grito interno, batimento cardíaco acelerado, fogo. Atores com energia, com vontade, com divertimento em cena. Os músicos interagindo com o texto sem fazer cara de saco cheio! Que luxo!


Não posso deixar de citar aqui alguns Ícones especiais: Alessandro Ramos, que personifica a Inês. Doce, forte, grave, cheio de técnica e vocação. Miguel Bretas, experiente e ainda com uma leveza juvenil. Charles Murray, que dá vida ao mágico Gil Vicente... um dos papeis mais difíceis, porque nessa hora o público poderia se perder em meio à história e a tantas palavras. Mas não. Ele agarra a cena e as pessoas vão junto. Jeferson Santos, amigo de tanto tempo, sempre com uma energia enlouquecida, presente, entregue. E Thiago Reis, que enlouquece as adolescentes! Mas nesse caso não se trata somente de beleza. Não, queridos! Trata-se de carisma, talento, vontade, transpiração. Ele ainda não sabe dimensionar o poder que tem, mas o tempo lhe mostrará.


No início o diretor Achileu Nogueira Neto (parabéns pelo trabalho, pelo cuidado, pela inspiração) pediu silêncio e avisou que era preciso ter respeito ao teatro. Até achei interessante para que os adolescentes entendessem onde estavam. Mas depois de assistir a tudo aquilo, posso afirmar que foi desnecessário. O bom teatro conquista o público, seduz e devora qualquer falta de educação. Todos estavam mergulhados naquela energia e o respeito foi mostrado nas gargalhadas, nos olhares atentos, nos muitos aplausos e gritos do final!

Saí do teatro gratificada por ter enfrentado a preguiça. Voltei pra casa com a feliz sensação de que ainda vale a pena ser ARTISTA! E por isso resolvi compartilhar com vocês a minha humilde opinião.

Mas não adianta apenas ler tudo isso... Assistam!!!
"Inês - Gil Vicente por ele mesmo"
Teatro Anhembi Morumbi
Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Brás – São Paulo
De 11 de março a 24 de junho, quintas-feiras, às 21h
www.ciadosicones.com.br

BRAVO!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. meu a melhor peça ki eu ja assisti ...

    ResponderExcluir
  2. Essa peça é maravilhosa *-* queria muito assisti de novo.

    ResponderExcluir
  3. Demais esta peça, iria de novo assistir !

    ResponderExcluir